Indice/Marcadores


terça-feira, 3 de maio de 2011

SANTA RITA - PARAIBA - BRASIL






Santa Rita é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na microrregião de João Pessoa.

Localizado na Mesorregião da Mata Paraibana e na Microrregião de João Pessoa e contando com uma área total de 727 km², representando 1.2873% da superfície do Estado da Paraíba, o município está inserido na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. Essa unidade acompanha o litoral de todo o Nordeste e apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentares, que apresentam grau de entalhamento variável, ora com vales estreitos e encostas abruptas, ora abertos com encostas suaves e fundos com amplas várzeas.
A sede do município fica a uma altitude aproximada de 16 metros do nível do mar.
Santa Rita encontra-se inserido nos domínios das bacias hidrográficas dos rios Paraíba, região do Baixo Paraíba, Miriri e Gramame. O município tem saída para o mar através do estuário do Rio Paraíba. Nessa região situam-se várias ilhas, e entre elas se destacam duas pertencentes ao município: Ilha Stuart e Ilha Tiriri.
Seus principais tributários são: os rios Gramame, JaburuCamaçoMamuaba,MumbabaEngenho NovoPretoParoeiraSoéTapiraEstivaPau-Brasil, Miriri,TibirizinhoCabocó e UnaGargaú e Mangereba, além dos riachos: Água Branca, Laminha, Bambu, do Cesto, da Estiva, Mangabeira, Dois Rios, Pau-Brasil, Jacuípe, Jacaraúna, Bibira, Japungu, Palmeira, do Boi, Obim, Miriri, das Pedras e Pilão. Todos os cursos d’água têm regime de escoamento perene e o padrão de drenagem é odendrítico.
Os principais corpos de acumulação são os açudes: Miriri, Tibiri, Gargaú e dos Reis, além das lagoas: Seca de Cima, Seca de Baixo, Barriga Cheia, Zumbi, do Paturi e Tibiri.
Santa Rita possui o maior número de fontes de águas minerais do estado da Paraíba, por isso, também é conhecida como a cidade das águas minerais.
A colonização de Santa Rita teve origem logo após a fundação de João Pessoa, em 1585, pelo português Frutuoso Barbosa. Na ocasião, eram freqüentes os combates entre portuguesestabajaras e potiguaras, estes últimos auxiliados pelos franceses.
Santa Rita originou-se de acampamento de nativos, colonos, exploradores, comerciantes, criadores e até tropas militares. Foi construído no local então conhecido como Tibiry o Forte de São Sebastião (1771), e próximo a ele foi edificada a capela que, juntamente com o primeiro engenho de açúcar, se tornaram o marco para a formação do povoado.
O distrito de Santa Rita foi criado pela Lei provincial nº 2, de 20 de fevereiro de 1839. Já o município foi declarado como tal pelo Decreto estadual nº 10, de 9 de março de 1890 e Antônio Cordeiro Gomes de Melo foi nomeado Presidente do Conselho de Intendência Municipal, cargo equivalente ao de Prefeito Constitucional. Suprimido este, posteriormente a Lei estadual nº 79 de 24 de setembro de 1897 o restaurou, firmando Santa Rita como território desmembrado da cidade de Paraíba. A sede municipal recebeu foros de cidade pela Lei estadual nº 613, de 3 de dezembro de 1924, que novamente extinta foi restaurada pelo Decreto estadual n.º 352, de 28 de dezembro de 1932.
Inicialmente apenas com a sede, sofreu diversas reformulações administrativas chegando em 1959 a contar com os distritos de Livramento,Lucena e Bayeux. Desse ano em diante perdeu os distritos de Bayeux (1959) e Lucena (1961).
padroeira do município é Santa Rita de Cássia.
O município, ao longo da sua história teve um único prefeito cassado por duas vezes consecutivas, o Sr. Marcus Odilon Ribeiro Coutinhoque teve seu mandato cassado pela segunda vez no dia 27 de abril de 2010.
É o terceiro município do estado em população e em número de eleitores, um dos maiores em extensão territorial, cerca de três vezes maior que João Pessoa (capital), e o segundo maior produtor de abacaxi da Paraíba. Santa Rita é também conhecida como a cidade dos canaviais, pela grande produção de cana-de-açúcar. Alén disso, diversas indústrias existem na cidade, como a Alpargatas s/a (calçados), Velas Santa Clara, Carioflex (estofados), Cincera (cerâmica), Ceramina (cerâmica), Caiongo (cerâmica), Lajes Sigma (pré-moldados de cimento), Cosibra (sisal), Brastex (sisal), Demyllus (confecções), Valtex (confecções). A cidade conta com quatro agências bancárias, que são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e HSBC (posto de atendimento). O comércio está em fase de crescimento, devido a proximidade com a capital (12km), e existem três feiras livres que recebe clientes do município de de municípios circunvizinhos como Bayeux, Cabedelo, João Pessoa, Cruz do Espírito Santo, Sapé, Mari, Pedras de Fogo e Mamanguape, são as feiras do Centro, de Tibiri e de Várzea Nova. Além da Indústria e Comércio, a economia do município é bem movimentada pela agricultura e agropecuária. Na indústria canavieira (açúcar, álcool e aguardente) temos: Usina Japungu, Usina Santana, Usina São João, Engenho do Meio, Usina Monte Alegre, Destilaria Miriri.
Por ser o município paraibano com maior incidência de fontes de água mineral, também existem as indústrias deste recurso, dentre elas: Água Mineral Platina, Água Mineral Indaiá, Água Mineral Sublime e Água Mineral Itacoatiara
Santa Rita abriga um universo artístico muito pouco explorado, porém riquíssimo, composto por atores; repentistas; músicos; dançarinos; coreógrafos; poetas; artesãos; cineastas; artistas plásticos, etc. Por volta de 1950, a cidade já se encantou com a força das lapinhas, que encantavam a muitos nos períodos natalinos. Era comum que as pessoas se encontrassem na praça central (atual Getúlio Vargas), para uma passeada ou uma ída ao coreto que ali existia. Também a cidade ja teve quatro cinemas, o "Cine Avenida" na Praça Getúlio Vargas; o "Cine São João" na rua São João; o conhecido popularmente por "Cine Purga" na rua Dr. Pedroza, e um que não conhecemos o nome, que funcionava onde atualmente é a Caixa Econômica Federal, na Praça Getúlio vargas, além do "Cinema de Várzea Nova" que funcionava naquele distrito. As principais festas populares do município são: Festa da Padroeira (22 de maio); São João; Natal e Ano Novo. Existem no município algumas ONGS que trabalham com cultura, são elas: ENCUMBE (Engenho Cumbe); Pro Dia Nascer Feliz; LIQUAJ (Liga de Quadrilhas Juninas); Espaço Múltiplo.Um dos pontos fortes da cultura local são as quadrilhas juninas, as quais todos os anos variam entre 10 e 12, e existem dois grandes festivais importantes na cidade, o Festival de Quadrilhas Juninas, promovidos pela LIQUAJ, e o Fest Ressaca, promovido pela ENCUMBE, e que no ano de 2010 teve a sua última edição quando completou 10 anos de festival. Além desses dois festivais, a cidade teve como sede no ano de 2010 do Festival Estadual de Quadrilhas Juninas, durante três dias.
Existe um vídeo-documentário produzido pela Universidade Federal da Paraíba, juntamente com um artista de Santaritense, intitulado "Santa Rita, Engenho das Artes", que relata a vida de alguns artistas de Santa Rita, e que foi premiado no Festival Nacional do Audiovisual com o prêmio de "Melhor Vídeo de Projeto Experimental". É a cultura de Santa Rita, sendo divulgada para o mundo através do audiovisual
Entre os maiores colégios de ensino público estão o colégio Luiz De Azevedo Soares, Odilon Ribeiro Coutinho, o colégio Machado de Assis, Anibal Limeira 1 e Anibal Limeira 2 , Escola Enéas Carvalho e o colégio Carlos Chagas, de educação particular existem as escolas CNEC, União, IEPAPS, Exatus Colégio e Curso, Dom Bosco, Cest, e o Rosa de Saron.
Santa Rita já teve seus anos de glória na Educação Paraibana, com o Colégio Estadual Enéas Carvalho, o qual, já chegou o tempo em que só perdia para o Lyceu Paraibano em qualidade de ensino. Outro colégio que viveu seus tempos de glória foi a Escola Normal Estadual Anísio Pereira Borges, que até hoje forma normalistas, professoras do Ensino Fundamental.
Origem: Wikipedia a Enciclopedia Livre.






Nenhum comentário: