Indice/Marcadores


domingo, 6 de setembro de 2009

JOAO AGRIPINO FILHO


João Agripino de Vasconcelos Maia Filho foi um político brasileiro atuante. Foi deputado federal, senador e governador do estado da Paraíba e Ministro das Minas e Energia no governo Janio Quadros.
Filho de João Agripino de Vasconcelos Maia e Angelina Mariz Maia, pertencia a famílias de grande influência política e econômica no estado da Paraíba, com origens no sertão paraibano e norte-riograndense.
Começou seus estudos na Escola D. Higina e posteriormente foi estudar em João Pessoa, capital do estado, no Liceu Paraibano.
Prestou vestibular para Direito e formou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, foi líder estudantil, fazendo parte do grupo que se opunha ao integralismo e ao nazismo. Foi professor primário, promotor público no Rio Grande do Norte e Paraiba e atuou como advogado dos camponeses.

Carreira política

João Agripino foi procurador da prefeitura do Brejo do Cruz, promotor público do Jardim do Seridó e um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), candidatou-se nessa legenda, pelo seu estado, em 1946, cumprindo sucessivos mandatos, até 1961. Licenciou-se, nesse ano, para ser o primeiro titular do Ministério de Minas e Energia, permanecendo no cargo durante o governo Jânio Quadros, de 31 de janeiro a 25 de agosto de 1961, voltando à câmara federal.
Foi reeleito e, em 1962, elegeu-se ao Senado. Apoiou o movimento militar que, em 1964, depôs o presidente João Goulart; com a instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Foi governador da Paraíba de 31 de janeiro de 1966 a 15 de março de 1971; seu antecessor foi Pedro Gondim e foi sucedido por Ernâni Sátiro através do voto indireto; diretor do Banco Industrial de Campina Grande; ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) (1973), do qual foi presidente. Com a volta do pluripartidarismo, filiou-se, em 1981, ao Partido Popular (PP), e, com a incorporação deste ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), elegeu-se, nessa legenda deputado federal, em 1982.
Atualmente seus herdeiros políticos são seu filho Gervásio Maia, que foi duas vezes deputado estadual e hoje é secretário da prefeitura de João Pessoa, e seu neto Gervásio Maia filho que exerce seu segundo mandato de deputado estadual.
Joao Agripino nasceu em 1º de março de 1914 na cidade de Brejo do Cruz Estado da Paraiba e faleceu no dia 6 de fevereiro de 1988 na cidade do Rio de Janeiro.

2 comentários:

Anonymous disse...

o MAIOR HOMEN PUBLICO DA HISTORIA DA PARAIBA,COLOCOU ENERGIA ELETRICA EM TODAS AS CIDADES DA PARAIBA QUANDO GOVERNADOR,ASFALTOU TODA BR 230,POLICIAL TRUCULENTO ERAM PUNIDOS IMPEDIOSAMENTO,NAO ERA DE PROMEYTER FAZIA, COMO SEMPRE DIA NOS SEUS DISCURSO DE CAMPANHA NO MEU GOVERNA FAREI O QUANTO PEDRO FEZ, QUE ERA SEU ANTECESOR,SOU PARAIBANO E MORO EM MANAUS, JOAO BOSCO DE LIMA.

Enra Bando disse...

João Bosco de Lima, voce é um lazarento...