sábado, 26 de novembro de
CAPA
UM BREVE RELATO SOBRE A FUNDAÇÃO DE GUARABIRA.
A fundação da cidade de Guarabira vem do ano de 1694, em terras do Engenho Morgado, pertencente a Duarte Gomes da Silveira. As primeiras residências edificadas dariam, mais tarde, origem a VILA DE INDEPENDÊNCIA (primeiro nome da cidade de Guarabira), que em virtude de sua localização e da excelência de seu solo tornou-se dona de grande prestigio e influência nas cercanias.
Em 1º de Novembro de 1755, com um grande terramoto que atingia Portugal, tendo apenas na capital, Lisboa, matado mais de 40.000 pessoas, destruindo vilas e povoados, um senhor, por nome de José Rodrigues Gonçalves da Costa, tomado de pânico, fugiu de Póvoa de Varzim, na província de Porto, sua terra, em direção ao Brasil.
O Sr. José Rodrigues chegava as terras do antigo Engenho Morgado com toda sua família, construindo no local uma capela, como era tradição da época, e colocando a imagem de Nossa Senhora da Luz que trouxera de Portugal, a quem tinha grande devoção, cumprindo sua promessa em chegar a terras que não houvesse terremoto para descansar sem temor.
Embora o padre João Milanez já tivera construído uma capela dedicada a “Nossa Senhora da Conceição”, em 1730, por estas terras, foi feita a substituição da imagem tendo em vista a grande comoção dos presentes pela história do “Beiriz”, como ficou conhecido no povoado. Assim, a partir do ano de 1760 começavam as primeiras orações e novenas à Virgem da Luz, a primeira casa de oração era de taipa, mandada construir por ele onde oficializava o seu filho sacerdote, Pe. Cosme Rodrigues.
EMANCIPAÇÃO
Por força de lei provincial, em 29 de Novembro de 1832, foi constituído o “Distrito de Paz”, no antigo povoado derivado do Engenho Morgado. Tendo em vista o grande potencial econômico, a povoação foi crescendo e, em 1837, foi elevado à condição de Vila, com o nome de Independência, através da Lei Provincial n.º 17 de 7 de Abril de 1837, instalando-se efetivamente no dia 11 de novembro do mesmo ano.
Vinte anos depois, no dia 10 de outubro de 1857, foi criado a Comarca de Guarabira. Devido a questões políticas, um ano depois a nova comarca após extinta, e restaurada em 1870. Novamente extinta em 1871 e definitivamente restabelecida, a 25 de Julho desse mesmo ano.
Em 1874, tendo as terras um grande avanço comercial, foi atingida assim como muitas cidades do Nordeste Brasileiro, pela conhecida invasão dos “Quebra-quilos“, havendo grande depredações e revoltas, preocupando fortemente as autoridades provinciais da época, pois vilas inteiras do Nordeste aderiram à rebelião contra o decreto que impunha a implantação de um novo sistema métrico, com seus habitantes saqueando feiras e destruindo pesos e medidas do comércio. Após as forças militares conseguirem pacificar a região, sem necessidade de confrontos mais sérios, algumas vilas foram erigidas para melhor administrar as cidades, e, por força da lei provincial nº 841, de 26 de novembro de 1887, foi elevada a “VILA DE INDEPENDÊNCIA”, à categoria de cidade, sendo denominada de “GUARABIRA”, com seu comércio e sua força, até hoje é considerada uma das maiores do estado.
Guarabira completa no dia 26 de novembro 134 anos de emancipação política, a data remete ao fato histórico de elevação de vila à categoria de cidade. Para celebrar a data, a Prefeitura estará realizando durante toda esta semana eventos culturais, esportivos, de lazer e prestação de serviços à comunidade, além de várias inaugurações e assinaturas de ordem de serviços. Um dos principais eventos é a Rota Cultural Raizes do Brejo na qual é a primeira participação da cidade no evento graças ao Prefeito Dr. Marcus Diogo.
A Abertura da Rota Cultural Raizes do Brejo Guarabira 2022 foi um sucesso, Encenação Teatral, Repentista de Primeira Categoria, Musical acompanhado pelo Corpo de Balé Infantil do CRAS, um coquitel oferecido aos participantes e comitivas e uma feira de artesanato e gastronomia.
Merece destaque a maneira simples, cordial e atenciosa como o Prefeito Dr. Marcus Diogo e a Primeira Dama Sra. Veronica recebiam os convidados e o povo em geral. Parabéns !
Na abertura da Rota Cultural Raízes do Brejo Guarabira 2022 o Hino Nacional Brasileiro interpretado por deficientes visuais.
Musical O Pavão Misterioso e o Bale Infantil do CRAS Guarabira´PB
Encenação teatral de parte da história da fundação de Guarabira-PB
Encenação teatral parte da história da fundação de Guarabira
Encenação teatral de parte da história da fundação de Guarabira-PB e o primeiro milagre de Nossa Senhora da Luz.
ROTA CULTURAL RAIZES DO BREJO GUARABIRA 2022 OS REPENTISTAS SAUDAM OS PREFEITOS E PREFEITAS PARTICIPANTES DO EVENTO.
Turismo Religioso
O Santuário Memorial Frei Damião, situado na cidade de Guarabira-Pb, é um projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua, em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião de Bozzano, um missionário do Nordeste brasileiro. Atualmente é considerada a terceira maior estátua do Brasil.
A inauguração, em dezembro de 2004, contou com a presença de mais de 50 mil fiéis. Foram realizadas parcerias entre a Diocese de Guarabira, a prefeitura de Guarabira e o governo do estado da Paraíba em sua edificação.
O santuário foi projetado pelo Arquiteto Alexandre Azedo e o Memorial Frei Damião, de autoria do Arquiteto paraibano Gilberto Guedes. A construção da obra foi iniciada em 27 de março de 2000. O Santuário foi arquitetado pela Diocese de Guarabira e também foram muito importantes para a sua construção, a então prefeita de Guarabira no ano de 2000 Léa Toscano, e seu marido o deputado estadual Zenóbio Toscano.
(Credito para o Youtube)
O Espaço do Herculano não deixaria passar este momento sem homenagear esta grande homem Dr. Zenóbio Toscano que partiu para sua morada celestial mas teve o cuidado de deixar no seu lugar um homem sério, honesto e querido pelo seu povo Dr. Marcus Diogo prefeito que o povo reelegeu por ser um homem íntegro.
Av. Dom Pedro II no centro da cidade de Guarabira, vendo-se ao fundo a Catedral de Nossa Senhora da Luz.
Catedral de Nossa Senhora da Luz na cidade de Guarabira-PB
FOTOS DESTAQUES
O Prefeito de Guarabira Dr. Marcus Diogo recebe das mãos do Prefeito de Dona Inês Sr. Antonio Justino o Blasão Simbolo da Rota Cultural Raizes do Brejo e declara aberta a Rota Cultural Raizes do Brejo em Guarabira
Rota Cultural Raizes do Brejo Guarabira 2022, platéia presente no evento
O Prefeito de Guarabira Dr. Marcus Diogo e a Primeira Dama Sra. Veronica recepcionando a Prefeita de Borborema Sra. Gilene Candido e sua comitiva.
Na abertura da Rota Cultural Raizes do Brejo Guarabira 2022 os prefeitos e prefeitas participantes da rota: Belem, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Alagoinha, Serra da Raiz, Borborema, Dona Inês, Guarabira, Pirpirituba e Pilõezinhos todos e todas presentes no evento.
Prefeitos e Prefeitas dos 10 municípios que compõem a Rota Cultural Raizes do Brejo Guarabira 2022 foram agraciados com comendas, também foram homenageados e agraciados o Presidente do Forum de Turismo do Brejo Paraibano, a Gerente do SEBRAE Guarabira, a Representante da Rede de Supermercados Paraiba e a Deputada Estadual Sra. Camila Toscano.
Na abertura da Rota Cultural Raizes do Brejo Guarabira 2022 o Hino Municipal foi interpretado pelas senhorias do Grupo de Bem Com a Vida do CRAS Guarabira.
O Prefeito de Guarabira Dr. Marcus Diogo em companhia da Prefeita de Borborema Sra. Gilene Candido, da Gerente do SEBRAE Guarabira Sra. Jacy Viana e do Presidente do Forum de Turismo do Brejo Paraibano Sr. Jayme Neto
Com suas Comendas o Sr. Marcelo Matias Prefeito de Pilõezinhos, Sra. Camila Toscano Deputada Estadual, Sra. Verônica Primeira Dama da Guarabira, Sra. Jacy Viana Gerente do SEBRAE Guarabira, Sra. Gilene Candido Prefeita de Borborema e a Sra. Aline Barbosa Prefeita de Belem.
Sr. Zezinho da Rapadura Prefeito de Lagoa de Dentro e a Primeira Dama do Municipio.
Sra. Maria de Ze Roberto Prefeita de Alagoinha e o Poeta Repentista
Sra. Gilene Candido Prefeita de Borborema e seu esposo e o Sr. Dogival Pereira Secretário Chefe de Gabinete e sua esposa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário